O Projeto “Colóquios sobre Formação de Professores de Línguas Estrangeiras” insere-se na proposta do projeto “Repensando as Práticas de Ensino dos Cursos de Letras” que objetiva o redimensionamento do Estágio Supervisionado a partir de uma integração entre conhecimentos teóricos e práticos da linguagem e da docência.
Esta proposta tem a finalidade de organizar reflexões no âmbito da linguagem e da educação com ênfase na sala de aula de línguas da Educação Básica. Nesse sentido, colóquios, palestras e oficinas serão desenvolvidos, entre os quais se destacam: a sala de aula como objeto de pesquisa e instrumento de formação; o papel da tradução na sala de aula de línguas; o papel do professor e do aluno nas sala de aula colaborativa; a sala de aula e a cidadania: uma perspectiva pos-colonialista; os jogos e a utilização de músicas na sala de aula de línguas; tendências e perspectivas do professor de línguas estrangeiras no século XXI; educação, linguagem e identidade.
Coordenação:
Ana Paula Cantarelli
Lusinilda Carla Martins
Ano da ação: 2016